Semana da Leitura 2021

 Se eu fosse…

 

Se eu fosse o menino 

Que uma história me contou

Lia livros e livros 

Até que um deles sonhou

 

Um menino que conheci 

Era aventureiro e sonhador

Tinha cabelos castanhos e 

Um sorriso que era um amor

 

Depois de muitos livros ler

O cansaço acabou por vencer

Logo começou a dormir 

E a imaginação a fluir

 

No oceano acordou

Corais e algas verdes viu 

Com peixinhos falou e

Muito se divertiu

 

Por trilhos ele andou

Numa girafa se montou 

Uma floresta apareceu

Grande espanto foi o seu!

 

Mal à floresta chegou

Um magnífico deserto encontrou

Tanto brincou na areia 

Que até construi uma baleia

 

Na Lua ele aterrou

“Tanto queijo” ele gritou

Mas provou um bocadinho:

“Isto não é queijinho”

 

Com muito ele sonhou

Tantas histórias para contar

“Vou voltar a ler” pensou

Para novas aventuras criar

 

Se eu fosse o meu amigo 

E com as aventuras conseguisse sonhar

Escreveria um bonito poema 

Para com toda a gente partilhar

 

                                                               Santiago Dordio 4ºano

Comentários